top of page
Foto do escritorHellica Miranda e Luís Gustavo Camargo

Candidatos à Presidência em 2022

Em dois dias, no próximo domingo, o eleitorado brasileiro irá às urnas para decidir quem será o novo Presidente. Conheça melhor os candidatos.



Segundo informações do Datafolha divulgadas nessa quinta (29), quatro candidatos são preferência do público. São eles:


Luiz Inácio Lula da Silva (PT)


Créditos de imagem: Zanone Fraissat/Folhapress

Nascido em 1945, no município de Garanhuns — no estado de Pernambuco —, é ex-sindicalista e metalúrgico. Governou o Brasil durante o período de 2003 a 2011, sendo filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT).


O governo Lula teve como marco a consolidação de programas sociais, como o Bolsa Família e o Fome Zero, ambos reconhecidos pela Organização das Nações Unidas como os programas que possibilitaram a saída do país do mapa da fome. Foi o 35º Presidente do Brasil e está se candidatando a uma nova eleição presidencial.


Lula tem, de acordo com a pesquisa do Datafolha, 50% dos votos válidos.


As maiores polêmicas envolvendo o candidato do PT são:


  • Escândalo do Mensalão, explicado aqui.

  • Escândalo dos Cartões Corporativos



  • Lava Jato


Se destacam entre as propostas de seu plano de governo — série de promessas a se executar caso vença as eleições — as seguintes, retiradas de seu site:


  1. Salário mínimo forte: Com reajustes acima da inflação para aumentar o poder de compra das famílias.

  2. Bolsa Família de R$ 600,00 garantido + R$ 150,00 POR CRIANÇA ATÉ 6 ANOS.

  3. Brasil sem fome: Compromisso de produzir e garantir comida para 33 milhões de pessoas e tirar o Brasil, mais uma vez, do mapa da fome.

  4. Minha Casa, Minha Vida: Retomada do maior programa de habitação popular da história do Brasil.

  5. Mais Saúde Brasil: Programa para levar atendimento médico para as famílias em todo Brasil.

  6. Ministério da Mulher: Criação, em parceria com estados e municípios, da Rede Casa da Mulher Brasileira, com delegacia da mulher, Ministério Público, atendimento psicológico e abrigo para mulheres em situação de vulnerabilidade, além de promover a reinserção da mulher no mercado de trabalho. Melhorar e ampliar o atendimento de saúde às mulheres, com investimento em prevenção, diagnóstico, tratamento e recuperação de doenças. Retomar investimento nas ações de combate à violência contra a mulher e ampliação do Programa Casa Abrigo para a mulher vitima de violência.

  7. Farmácia Popular: Retomar e ampliar o programa que garante medicamentos a custo baixo para quem mais precisa.

  8. Empreende Brasil: Facilitar o acesso ao crédito para micro e pequenas empresas, com novas linhas de crédito, melhores relações de trabalho e a retomada do Cartão de Crédito do BNDES.

  9. Desenrola Brasil: Negociação das dívidas das famílias que recebem até 3 salários mínimos, para limpar o nome no SPC e SERASA e reaquecer a economia.

  10. Recriar o Ministério da Cultura: Retomada cultural por um Brasil mais feliz, com valorização da produção local e regional e geração de emprego.

  11. Brasil Sustentável: Combater o garimpo ilegal, as queimadas e o desmatamento. Recuperar os órgãos de preservação e fiscalização para defender o meio ambiente, especialmente a Amazônia. Adotar estratégia de desenvolvimento justo, solidário e sustentável.

  12. Creches e ensino em tempo integral: Para melhorar a qualidade da educação e a vida de crianças, jovens e famílias.

  13. Brasil Conectado: Internet de qualidade em todo o país

  14. Mais Universidade: Ampliar o acesso dos jovens ao curso superior, com o fortalecimento do ENEM, PROUNI e FIES. Expandir e fortalecer a Lei de Cotas Raciais e Sociais. Implantar o Bolsa Permanência, incentivo para estudantes de baixa renda permanecerem na universidade.


A íntegra do plano de governo de Lula está disponível aqui.


Alguns famosos e celebridades que apoiam a candidatura de Lula são:


  • Anitta

  • Pabllo Vittar

  • Luísa Sonza

  • Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank

  • Taís Araujo e Lázaro Ramos

  • Caetano Veloso

  • Gilberto Gil

  • Mano Brown

  • Felipe Neto

  • Bruna Marquezine

  • Maísa

  • Manu Gavassi

  • Grazi Massafera

  • Xuxa Meneghel


Assista a entrevista de Lula para o Jornal Nacional aqui.



Jair Messias Bolsonaro (PL)


Créditos de imagem: Alexandre Brum

Nascido em 1955 na cidade de Glicério, no interior de São Paulo, é o 38º presidente do Brasil, tendo sua posse iniciada em 2019. Filiado ao Partido Liberal, foi deputado federal no Rio de Janeiro entre 1991 e 2018.


Começou sua carreira militar após se formar na Academia Militar das Agulhas Negras no ano de 1977 e, posteriormente, em 1986, tornou-se conhecido quando quando escreveu um artigo para a revista Veja criticando os baixos salários dos militares, texto pelo qual foi preso e detido por quinze dias.


Bolsonaro conta com 36% dos votos válidos, de acordo com dados da pesquisa divulgada pelo Datafolha.


Sobre as polêmicas envolvendo o candidato, se destacam:


  • O caso das "rachadinhas"





  • Operação Beco Sem Saída



  • Posicionamentos em relação à pandemia



  • Falas controversas e preconceituosas



São propostas do plano de governo do candidato à reeleição:


  1. Propor alimentos compatíveis com cada região para contribuir com a segurança alimentar.

  2. Melhorar o programa Saúde Digital.

  3. Fortalecer o acesso aos serviços de saúde para promover o envelhecimento saudável e a autonomia dos idosos.

  4. Priorizar investimentos na educação básica.

  5. Fortalecer estratégias para a qualificação do trabalho.

  6. Ações de desestatização por meio da concessão de serviços públicos, de parcerias público-privadas e da privatização de estatais, como ocorreu com a Eletrobrás.

  7. A solidariedade social e o voluntariado, com a participação fundamental da sociedade civil, são peças importantes em uma engrenagem que se proponha a servir seu cidadão nos períodos de relativa tranquilidade e naqueles em que tragédias acontecem.

  8. Avançar e consolidar o crescimento econômico sustentado no médio e longo prazo que permita a geração de empregos e a renda digna dos brasileiros, com foco no ganho de produtividade, na eficiência econômica e na recuperação do equilíbrio fiscal.

  9. Força dissuasória do acesso às armas de fogo como um importante elemento que contribui para a política de segurança pública e para a própria pacificação social e preservação da vida

  10. Após a reeleição, devem ser estimuladas empresas modernas de beneficiamento, incluindo cooperativas, pequenos e grandes produtores. A bioeconomia deve ser abordada no Plano de Governo, de forma a oferecer soluções sustentáveis dos mais variados sistemas de produção, com especial atenção à agropecuária a fim de substituir ao máximo recursos fósseis e não-renováveis.


O plano de governo de Bolsonaro para a reeleição está disponível aqui.


Entre famosos e celebridades, são apoiadores de Bolsonaro:

  • Neymar

  • Gusttavo Lima

  • Regina Duarte

  • Glória Perez

  • Latino

  • Antônia Fontenelle

  • Malvino Salvador

  • Thiago Gagliasso

  • Sérgio Reis


Assista a entrevista de Jair Bolsonaro para o Jornal Nacional aqui.


Ciro Gomes (PDT)


Créditos de imagem: Marcos Serra Lima

Nascido em Pindamonhangaba, interior de São Paulo, no ano de 1957, Ciro Gomes é advogado, professor universitário e filiado ao Partido Democrático Trabalhista (PDT).


Já foi deputado estadual no Ceará, governador do Ceará, ministro da Fazenda do Governo de Itamar Franco. É oposição ao Governo Bolsonaro e, em 2020, Ciro Gomes entrou com pedido de impeachment contra Bolsonaro por crimes de responsabilidade, insurgência contra o direito à saúde e crimes contra a segurança nacional.


Ciro tem, segundo o Datafolha, 6% dos votos válidos.


O plano de governo do candidato do PDT inclui propostas como:


  1. Um forte investimento num processo de inovação permanente, sintonizado com a economia e a vocação de cada região.

  2. A adoção do programa Alfabetização na Idade Certa e a definição de metas de aprendizagem em cada ciclo de ensino.

  3. O reconhecimento e a qualificação contínua de professores e gestores escolares, e a adoção do processo seletivo, através de concurso público, para ambos.

  4. A constante valorização e capacitação não só dos professores, mas também dos diretores escolares e outros profissionais da educação. Partindo dessas premissas, o Ensino Fundamental deve ser progressivamente integral ao longo dos próximos quatro anos, com ênfase imediata na eliminação do atraso escolar provocado pela pandemia. O bem-sucedido programa cearense “Mais Primeira Infância” deverá ser disseminado em todo o país, incluindo atividades de saúde, educação, assistência social, lazer e esporte. Também deverá ser disseminado o Ensino Médio profissionalizante em tempo integral, com o suporte técnico e administrativo do governo federal para a sua implementação. Nesse sentido, será adotado o modelo “Minha Escola, Meu Emprego, Meu Negócio”, que, além de ensino profissionalizante, oferece aos seus alunos estágios remunerados pelo governo.

  5. Lei Anti Ganância: Para isso, vai criar a Lei Antiganância. Ela vai proibir os bancos e comércios de cobrarem mais de duas vezes o valor de um financiamento ou de uma dívida de cheque especial e cartão de crédito.

  6. O fim da reeleição presidencial.

  7. Uma ampla reforma tributária que fará o rico pagar mais impostos e a classe média e o pobre pagarem menos. Só assim o Brasil poderá diminuir a desigualdade social, distribuir renda e alcançar a justiça social que tanto aguarda e nunca viu.

  8. Um novo pacto federativo para renegociar as dívidas dos estados brasileiros, pois 23 dos 27 deles estão financeiramente quebrados; Essas e outras reformas serão negociadas com o Congresso, governadores e prefeitos. Os pontos de impasse serão submetidos a referendos populares, instrumento previsto na Constituição, mas quase nunca utilizado, o que tem limitado a participação popular nos rumos do país apenas às eleições. E isso não é bom para a vitalidade da nossa democracia. É por esse caminho que Ciro vai criar um modelo econômico e político para o Brasil, e fortalecer e modernizar a nossa democracia e a nossa economia. Esse novo modelo será baseado não mais no favorecimento dos mais ricos e nem em conchavos e esquemas de corrupção, mas sim na ampla mobilização popular e no diálogo transparente e honesto com todas as forças produtivas e políticas empenhadas em mudar o Brasil de verdade.


Seu plano de governo pode ser conferido na íntegra aqui.



Famosos e celebridades que apoiam Ciro Gomes como presidente da República são:


  • Sérgio Britto

  • Patrícia Pillar

  • Danilo Gentili

  • Alessandra Maestrini


Alguns de seus principais apoiadores famosos declararam, nas últimas semanas, o voto em Lula, sob a justificativa de que o voto em Ciro seria um voto perdido.


Assista a entrevista de Ciro Gomes para o Jornal Nacional aqui.



Simone Tebet



Nascida em Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, em 1970, Simone é advogada, professora e escritora. É filiada ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e ocupa o cargo de Senadora da República pelo estado do MS.


Iniciou sua carreira política em 2002, ao ser eleita deputada estadual do Mato Grosso do Sul. Em 2004, se elegeu prefeita de Três Lagoas. A candidata à presidência propõe programa permanente de renda mínima, reformas tributária e administrativa e tolerância zero com o desmatamento ilegal.


Segundo o Datafolha, Simone conta com 5% dos votos válidos.


São propostas de Simone:


  1. Desigualdade social: implementar programa permanente de transferência de renda; instituir benefício de renda mínima para eliminar a pobreza extrema; fortalecer o Cadastro Único.

  2. Educação: priorizar a recomposição da aprendizagem dos alunos decorrente da pandemia; implementar as mudanças previstas na reforma do ensino médio; criar a "Poupança Mais Educação" para evitar a evasão de jovens de baixa renda no ensino médio; fomentar a educação integral e a valorização dos professores.

  3. Saúde: elevar a participação da União no financiamento do SUS; reduzir filas de espera por consultas, exames e cirurgias; expandir a estratégia Saúde da Família; retomar as campanhas de incentivo à vacinação e fortalecer a rede de cuidados voltados a gestantes e puérperas.

  4. Trabalho: reduzir o desemprego, o subemprego e o desalento; reduzir a contribuição previdenciária para a faixa de um salário mínimo para todos os trabalhadores; criar seguro de renda para os trabalhadores informais e formais de baixa renda e ampliar o microcrédito produtivo.

  5. Habitação: locação social, compra de unidades prontas e aproveitamento de imóveis ociosos para reduzir déficit habitacional; retomar programas de construção de moradias subsidiadas e promover regularização fundiária.

  6. Cultura: recriar o Ministério da Cultura; fortalecer legislações como Lei Rouanet, Lei Aldir Blanc e Lei Paulo Gustavo; expandir o número de espaços equivalentes a bibliotecas e assegurar bens culturais em formatos acessíveis.

  7. Meio ambiente: tolerância zero com o desmatamento ilegal; fortalecer órgãos como ICMBio, Ibama e Inpe; organizar e regulamentar um mercado de créditos de carbono; retomar o Fundo Amazônia; criar e implementar sistema de observação do mar brasileiro e novo marco legal da pesca; apoiar agricultura familiar e instituir um plano de safra plurianual.

  8. Economia: retomar o crescimento sustentável e o tripé macroeconômico; combater a inflação de forma permanente mantendo a independência do Banco Central; recriar o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão; aprovar e implementar reforma tributária nos seis primeiros meses; reformar o imposto de renda e promover uma reforma administrativa; promover desestatizações e direcionar os recursos obtidos a políticas sociais.

  9. Infraestrutura: modernizar estrutura viária, com foco em ferrovias, por meio de "maiores investimentos privados e melhor governança dos investimentos públicos"; aprimorar o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI); ampliar aportes tecnológicos nas indústrias brasileiras; eliminar subsídios para reduzir o custo da energia elétrica à maioria dos consumidores.

  10. Diplomacia: ampliar o grau de abertura comercial e de internacionalização da economia brasileira; negociar novos acordos comerciais; implementar redução gradual de tarifas aduaneiras; consolidar e aprofundar o Mercosul; recuperar o prestígio da diplomacia brasileira e avançar no processo de acessão à OCDE.

  11. Instituições: defender a democracia, as instituições e o Estado de direito; recuperar a harmonia entre os poderes; combater a discriminação e a intolerância; adotar práticas de ESG (governança ambiental, social e corporativa).

  12. Diversidade e direitos humanos: nomear ministérios com paridade de gênero e estimular a equiparação salarial entre homens e mulheres; estabelecer Política Nacional de Promoção da Equidade Racial e ampliar as políticas de cotas; garantir igualdade de oportunidades a mulheres, jovens, idosos, pessoas com deficiência e doenças raras, quilombolas, negros, população LGBTQIA+, povos originários e outras minorias; adotar medidas de proteção a refugiados e migrantes.


O plano de governo da candidata do MDB está disponível na íntegra aqui.


Entre famosos e celebridades, não houve nenhuma declaração relevante de apoio à sua vitória nas eleições.


Assista a entrevista de Simone Tebet para o Jornal Nacional aqui.



Os candidatos se enfrentaram em debates importantes na Band e na Rede Globo.



*Esta matéria optou por priorizar as polêmicas envolvendo os candidatos do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, e do PL, Jair Messias Bolsonaro, devido às suas posições à frente das pesquisas de intenção de voto.


87 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page