top of page
  • Foto do escritorDe Mulher Para o Mundo

Emma Watson: inspiração revolucionária e feminista do século XXI

Famosa como a "bruxa mais inteligente de sua idade", a eterna Hermione de 'Harry Potter' é muito engajada em causas sociais.



Nascida em Paris em 1990, Emma Watson é atriz, ativista e modelo. No último sábado, 15 de abril, completou 33 anos, e é mundialmente conhecida pelo seu papel interpretando Hermione na franquia de filmes 'Harry Potter' além do seu ativismo focado no direito das mulheres.


Filha dos advogados britânicos Chris e Jacqueline, morou até os cinco anos de idade na França e, depois, mudou-se para Oxford para viver com sua mãe e seu irmão, Alex, após a separação de seus pais.


Aos seis anos de idade, iniciou os estudos de canto, dança e teatro na Stagecoach Theatre Arts, estudou Literatura Inglesa pela Univerisade Brown, onde se formou em 2014 e cumpriu parte dos seus estudos na Universidade de Oxford, na Inglaterra.


No ano de 1999, foi iniciada a escalação para o primeiro filme de Harry Potter, intitulado 'Harry Potter e a Pedra Filosofal', adaptação do livro de J.K Rowling e, após diversas audições, foi aprovada junto com Rupert Grint e Daniel Radcliffe.


Após o lançamento, em 2001, a crítica destacou Emma como a melhor atuação, sendo descrita como "admirável" pelo The Daily Telegraph, sendo assim, conquistou o prêmio Young Artist Awards de melhor atriz juvenil de cinema.


"Harry Potter era minha casa, minha família, meu mundo e Hermione (ainda é) minha personagem fictícia favorita de todos os tempos. Acho que um jornalista uma vez disse que era irritante quantas vezes durante uma entrevista eu mencionei a sorte que tinha e comecei a contar … MAS EU SEI BEM! E ainda sei", escreveu em uma publicação no Instagram.


Especial de 20 anos de Harry Potter


Créditos de imagem: HBO Max (Divulgação)

No início de 2022, Harry Potter ganhou um especial após 11 anos do último filme da saga e o reencontro dos atores foi um marco entre os fãs. Em entrevista à Vogue, a atriz comentou que não tem tanto tempo de ter contato com Daniel e Rupert e gostaria de revê-los com mais frequência.


"Ambos odeiam o WhatsApp e não são de ficar com seus celulares. Na verdade, como um trio, nós realmente tentamos ficar longe da internet, então isso não ajuda quando se trata de marcar encontros. Não temos um grupo nosso, mas estamos trocamos mensagens de vez em quando individualmente. Rupert me envia fotos de sua filha, Wednesday, e eu morro de amor. Dan e eu geralmente tentamos acalmar os nervos um do outro. Quando fomos convidados para o especial, nós dois tentamos ficar fora dos holofotes, então é bom ter o apoio um do outro, sabendo que haveria outra onda de atenção chegando. Mas não seria nada mal repetir a dose daqui a uns 20 anos. Se acontecer, estarei lá num piscar de olhos", confessou a estrela.


O especial está disponível na HBO Max.



"Estou orgulhosa não apenas do que nós, enquanto grupo, contribuímos como atores para a franquia, mas também das crianças que se tornaram jovens adultos que trilharam esse caminho. Eu olho para meus colegas membros do elenco agora e tenho muito orgulho de quem todos se tornaram como pessoas. Estou orgulhosa de termos sido gentis um com o outro, apoiando-nos mutuamente e sustentando algo significativo". relata.

 

 Muito além de Hogwarts: a trajetória feminista de Emma Watson


No ano de 2014, a atriz foi nomeada Embaixadora de Boa Vontade da Agência ONU Mulheres, sendo iniciada a campanha HeForShe para promover a igualdade de gênero. No lançamento da campanha, no mês de setembro do mesmo ano, Emma fez um discurso que teve uma grande repercussão e citou: "Eu sou britânica e acredito ser direito uma mulher receber um salário igual ao colega que exerce a mesma função. Eu acho correto que eu possa tomar decisões sobre meu próprio corpo. Eu acho correto ter mulheres envolvidas, como minhas representantes nas áreas políticas e nas decisões que influem sobre a minha vida. Eu acho correto que, socialmente, receba o mesmo respeito que os homens. Porém, é com tristeza que posso afirmar que não existe um só país no mundo onde todas as mulheres possam esperar ter todos estes direitos. Nenhum país do mundo pode dizer que alcançou a igualdade entre os sexos".


Emma Watson discursa na campanha HeForShe, em 2014. | Créditos de imagem: ONU

"Esses direitos iguais considero como sendo direitos humanos. Porém, devo admitir, sou uma pessoa de sorte. Tenho uma vida privilegiada porque minha mãe e meu pai não me amaram menos porque sou filha. Minha escola não limitou minhas oportunidades porque eu sou menina. Minhas mentoras e mentores não tiraram a suposição de que eu seria menos bem sucedida pelo fato de poder me tornar mãe um dia. Todas estas pessoas foram embaixadoras da igualdade de gênero na minha vida e me ajudaram a me tornar a pessoa que sou hoje. Talvez elas nem saibam que são feministas inadvertidas e inadvertidos que mudam o mundo de hoje. E precisamos, justamente, de mais pessoas assim. E para você que ainda odeia a palavra: não é a palavra que importa, e sim a ideia e a ambição por trás dela. Porque nem toda mulher teve a sorte de ter os mesmos direitos que eu tive. Na verdade, muito poucas tiveram", completa.


Confira o discurso completo aqui.


Emma Watson com uma camiseta em que se lê “Trans Rights are Human Rights” (“Direitos Trans são Direitos Humanos”, em português).

A atriz sofreu diversos ataques, e Emma sempre afirmou que isso só fortaleceu e mostrou o quanto a luta é necessária, criou um clube de livros chamado "Our Shared Shelf", em que participantes leem livros indicados por Watson e comentam suas interpretações por meio do site Goodreads. Também costuma distribuir livros pelas cidades que visita, deixando em metrôs e pontos turísticos onde a circulação de pessoas é maior.


Presidente do Comitê de Sustentabilidade de Marcas de Luxo


Créditos de imagem: Kering

No ano de 2020, Emma Watson adicionou mais uma competência em seu vasto currículo profissional, quando assumiu o cargo de presidente do comitê de sustentabilidade de marcas da Kering, proprietária da Gucci.


Em entrevista à revista Vogue, Emma disse que "espera influenciar decisões que vão impactar as gerações futuras e o mundo que deixarmos" e que recomenda o aplicativo Good On You, do qual é parceira, que traz os índices de sustentabilidade de mais de 2 mil marcas divididas em 5 categorias. 


Para mim, sustentabilidade é sobre os efeitos das ações de hoje em nosso futuro. Como membro mais jovem do conselho de Kering, espero influenciar as decisões que impactarão as gerações futuras e o mundo em que as deixamos.

— Emma Watson



Comments


bottom of page