top of page
  • Foto do escritorRafaela Maciel

Estrela em ascensão: quem é a autora Carina Rissi?


Na foto Carina Rissi vestindo uma blusa preta sorri de costas para 2 prateleiras de madeira repleta dos seus livros.
Carina Rissi Autora de "Perdida" e "No mundo de Luna"

Autora da saga “Perdida”, “Procura-se um marido” e “No mundo da Luna”, Carina Rissi participou de uma entrevista no último sábado, 29 de agosto, no evento Vila das Artes em Porto Feliz, SP. A escritora dividiu com os fãs um pouco da sua história e de como é criar personagens protagonistas que não são mocinhas em perigo.

Carina Rissi com sua entrevistadora em cima do palco
Carina Rissi no evento "Vila das Artes"

Carina Rissi nasceu em 1980, em Ariranha, cidade do interior de São Paulo. De família humilde, a autora de sucesso conta que passava seu tempo em bibliotecas e salas de leitura da cidade, lugares onde pegou gosto pela literatura. Entre seus autores favoritos, Jane Austen se destaca.


Em 2010, Carina começou a escrever em um celular antigo, que travava bastante. Ela explica para a De Mulher Para o Mundo que o livro se chamava “Capítulo 1” até o final, e que ela só percebeu que escrever era o que queria fazer quando disseram a ela do seu talento.

O plano original da escritora era seguir na carreira de jornalismo, na qual ela tinha formação. Porém, com o incentivo de sua família, principalmente de seu marido, Carina começou a procurar editoras para a publicação de seu livro. Infelizmente, como é algo comum na vida de todo novo escritor, ela recebeu diversos “não”.

Foi então que decidiu seguir por outro caminho: investiu todo o dinheiro que tinha e fez sua publicação independente. Seu livro começou a cair no gosto dos leitores, e a divulgação boca a boca fez com que o livro “Perdida” ficasse conhecido.

Carina Rissi foi ganhando mais notoriedade até que sua atual editora, “Verus”, notou seu talento e ambas fecharam um contrato de sucesso. A autora coleciona sucessos e alguns de seus livros ganharam versões live-action, como o mais recente “Perdida”, lançado em 2023 no Disney +, “Procura-se um marido” e “O mundo da Luna”, que também ganharam suas versões cinematográficas na HBO Max. A autora é casada e tem uma filha adolescente.

Entrevista com a Autora Carina Rissi


Na foto Rafaela Maciel usando a camiseta com o logo da De Mulher Para o Mundo sorri e abraça a também sorridente Carina Rissi
Carina Rissi e a jornalista Rafaela Maciel

A escritora e jornalista concedeu uma entrevista rápida para a De Mulher Para o Mundo durante o evento na cidade de Porto Feliz, interior de São Paulo. Carina conta que não sabia se iria iniciar a carreira como autora. Seu sonho inicial era ser jornalista e trabalhar em grandes redações, mas teve o estalo para a sua profissão ideal quando assistia ao programa estadunidense de Oprah Winfrey: “Uma vez estava assistindo ao programa da Oprah Winfrey, eu adorava o programa dela e estava uma escritora lá, que foi contando mais ou menos o mundinho dela”, Carina explica que se identificou com a convidada do programa e começou a escrever seu primeiro best-seller: Perdida.

O livro se chamou: Capítulo 1 até o ponto final, e junto com esse ponto final nasceu esse sonho”, finaliza.

Carina também fala que o seu maior desafio foi escrever o livro “Destinado” da saga Perdida, que é escrito pela perspectiva do personagem Ian. Sair do mundo feminino, entender os sentimentos de um homem foi desafiador para a autora: “Eu fui trabalhar com um homem do século XIX, com pensamentos completamente diferentes, e os meus personagens falam muito comigo. Eu só ficava esperando ele me contar, mas não acontecia. Ian é muito fechado.” explica a autora.

Quando perguntada sobre qual seria seu conselho para os novos escritores, Rissi afirma que é se dedicar ao trabalho, sentar e escrever o seu livro, sem deixar que os fatores externos atrapalhem aquele momento criativo: “Ele só é escrito se você realmente sentar e se dedicar”, ela também complementa: “Aí, uma vez que esse livro foi escrito, é não desistir! É procurar outros meios se o tradicional não funcionar.”

Abaixo o vídeo completo da entrevista com a jornalista Rafaela Maciel:



Obras

Carina posa sentada e sorrindo apoiada em uma mesa, ao lado dos livros "perdida", "encontrada", "destinada, "procura-se um marido"
Carina Rissi/ Crédito da imagem: Instagram reprodução

Sagas:

Série Perdida

  • Perdida: Um Amor que Ultrapassa as Barreiras do Tempo (2011)

  • Encontrada: À Espera do Felizes Para Sempre (2014)

  • Destinado: As Memórias Secretas do Sr.Clarke (2015)

  • Prometida: Uma Longa Jornada Para Casa (2016)

  • Desencantada: Entregando-se aos Segredos do Amor (2018)

  • Indomada: Os Laços Inquebráveis do Amor (2021)

Série Família Cassani

  • Procura-se um Marido (2013)

  • Mentira Perfeita (2016)

  • Amor Sob Encomenda (2019)

Livros únicos:

  • No Mundo da Luna (2015)

  • Quando a Noite Cai (2017)

  • Menina Veneno (2017)

Conto

  • No Mundo da Luna - A Entrevista (2015)

Antologia

  • O Livro dos Vilões (Galera Record, 2014)(com Cecily Von Ziegesar, Diana Peterfreund e Fábio Yabu)


Adaptações: 


Giovanna Grigio sorri enquanto segura o livro "perdida" de Carina Rissi
Giovanna Grigio/ Crédito da imagem: Instagram reprodução

Filmes:

  • Procura-se, lançado em 2022 exclusivamente na HBO Max, estrelado por Camila Queiroz e Klebber Toledo, adaptação do livro “Procura-se um marido”;

  • Perdida, o longa estreou nas telas do cinema brasileiro em 2023 e hoje está disponível no catálogo da Disney +, o filme tem como casal protagonista Giovanna Grigio e Bruno Montaleone, inspirado na obra homônima “Perdida” , lançado em 2011. 

Série:

  • No mundo da Luna, lançada em 2022 e produzida pela HBO Max, está disponível no streaming.






33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page