top of page
  • Foto do escritorGabriela Araújo

Única e lendária: Formiga

Miraildes Maciel Mota, ou simplesmente "Formiga", como é conhecida mundialmente, é a única atleta do mundo a ter disputado todas as edições das Olímpiadas.


Créditos de imagem: CBF

Tendo Dunga como inspiração no esporte, Formiga, começou no futebol aos 12 anos de idade, quando ganhou seu apelido, fruto de seu espírito de colaboração. Aos 15 anos, chegou a São Paulo, onde permaneceu até 1998.


Depois, passou por clubes como Portuguesa, Santa Isabel, Santos, FC Rosengard, Palmeiras, São José, PSG, entre outros.


Em 1995, às vésperas do início da segunda edição oficial da Copa do Mundo feminina, a jovem jogadora chegou à Seleção, para a surpresa de todos, Até mesmo dos dirigentes da CBF da época. Depois disso, Formiga não deixou mais a Seleção: disputou os Jogos Olímpicos de Atlanta 1996, Sydney 2000, Atenas 2004, Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016 e Tóquio 2020, o que a transformou na única jogadora de futebol do mundo a ter participado de seis Olimpíadas e a mais velha a participar da competição, aos 43 anos de idade.


Créditos de imagem: Getty Images

Além disso, Formiga participou de sete Copas do Mundo: Suécia 1994, Estados Unidos 1999, Estados Unidos 2003, China 2007, Alemanha 2011, Canadá 2015 e França 2019, tornando-a a única pessoa do mundo a ter participado, como atleta, de sete Copas do Mundo, recorde que inclui homens e mulheres, mas, apesar de todas as participações, a jogadora nunca conseguiu levantar o troféu da competição.



Durante sua carreira, a volante e meia conquistou Copa do Brasil, Campeonato Paulista e Francês, Libertadores, Mundial de Clubes, Copa da França, Jogos Pan-Americanos, Prata nas Olimpíadas, Copa do Mundo e Sul-Americano.


Em 2019, Formiga ultrapassou o jogador Cafu como a atleta que mais vezes vestiu a camisa da seleção brasileira: Cafu possui 149 partidas, enquanto Formiga já chegou à marca de mais de 200 partidas defendendo o Brasil, desde amistosos a jogos oficiais.


O técnico do Corinthians, Arthur Elias, destaca que "o futebol não devolveu tanto quanto Formiga doou para ele".


Créditos de imagem: Agência Brasil

Dentre as homenagens ao longo da carreira, Formiga foi a primeira mulher a ter seu nome na Calçada da Fama do Mineirão, foi personagem nos quadrinhos da Turma da Mônica (na série "Donas da Rua da História"), teve sua história exibida no Museu do Futebol como parte do projeto "Visibilidade para o Futebol Feminino", no Pacaembu, São Paulo. Em 2015, Formiga foi a primeira jogadora, junto a Marta, a integrar a sala Anjos Barrocos, que, até então, era exclusiva para homens.


Créditos de imagem: Mauricio de Sousa Produções

Aos 44 anos, a jogadora anunciou sua despedida da Seleção, sendo a única jogadora do futebol brasileiro a ganhar um jogo oficial de despedida, em 25 de novembro de 2022, como forma de agradecimento pelos 26 anos defendendo a Seleção Brasileira.


Formiga permanece jogando pelo São Paulo, onde seu contrato dura até o final do ano, e acredita-se que este seja seu último ano como jogadora profissional.


Em novembro de 2021, a jogadora publicou no The Players Tribune uma emocionante carta de despedida.







61 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page