top of page
  • Foto do escritorHellica Miranda

O adeus à Lisa Marie Presley

Cantora, filha única de Elvis Presley e ex-esposa de Michael Jackson, Lisa teve uma vida agitada e coberta de polêmicas.




Infância agitada e adolescênscia rebelde


Créditos de imagem: Michael Ochs Archives/Getty Images

Filha única de Elvis Presley, Lisa Marie Presley nasceu quando o pai já era uma estrela, em 1968.


A rotina caótica da família afetou a menina, sobretudo até seus quatro anos, quando, sehundo amigos da família, Priscilla, sua mãe, já decidida pela separação, foi embora com Lisa durante a noite, às vésperas do Natal.


O estilo de vida incompatível de seus pais e os casos extraconjugais teriam, inegavelmente, gerado impactos duradouros sobre sua própria vida.


Mesmo após o divórcio — quando foi morar com Priscilla em Los Angeles —, Lisa continuou a passar tempo frequentemente com seu pai, no Tennessee.


Créditos de imagem: Frank Carroll/Sygma

Aos nove anos, em 1977, foi uma das primeiras pessoas a encontrar Elvis Presley caído no banheiro, morto vítima de um ataque cardíaco aos 42 anos de idade.


Apaixonada por música desde cedo, Lisa foi ao seu primeiro show no final da década de 1970, assistindo o Queen performar na Califórnia. Na ocasião, ela deu a Freddie Mercury um lenço que pertencera ao seu pai.


Alegadamente, Lisa teria sido sexualmente abusada pelo ator Michael Edward, namorado de Priscilla, entre os 12 e os 15 anos de idade. Em 2003, ela chegou a falar sobre o assunto à Playboy, contando que o ator habitualmente invadia seu quarto à noite, sendo inapropriado com ela.


Muito provavelmente devido a todos os traumas a que foi submetida desde a mais tenra idade, Lisa não tenha conseguido terminar sequer os estudos correspondentes ao Ensino Fundamental no Brasil, nem chegou a trabalhar — não que, financeiramente, precisasse: era herdeira de uma propriedade avaliada em cerca de 100 milhões de dólares aos 25 anos.


Por anos, a "herdeira do rei do rock" lutou contra a depência em drogas, álcool e remédios. Em 2018, ela chegou a declarar, em uma entrevista, que "estava viciada em analgésicos e opioides, bebia muito, mas álcool não era o que eu gostava mais. Estava abusando terrivelmente de cocaína".


Sua vida era um espetáculo, mesmo contra sua própria vontade.


Vida amorosa


Aos 20 anos, Lisa se casava pela primeira vez, com o músico Danny Keough, com quem teve dois de seus quatro filhos: Riley Keough (atriz) e Benjamin Storm Keough (músico, falecido em 2020).


Créditos de imagem: Getty Images

Um mês após se divorciar de Danny Keough, surpreendeu o mundo ao se casar com o "rei do pop", Michael Jackson. Os dois chegaram a estrelar um clipe relativamente polêmico juntos, em que aparecem em clima de romance e seminus, mas o casamento durou menos de dois anos — e muitos teorizam sobre não ter passado de uma farsa.



Seis anos depois do divórcio de Michael, Lisa casou-se com o ator Nicholas Cage, em 2002, em uma cerimônia realizada ao ar livre. Contudo, o casamento durou apenas três meses, menos do que o processo de divórcio, que levou dois anos.


Créditos de imagem: L. Busacca/Wireimage

Supostamente, Lisa e Nicholas estariam "retomando o romance" relâmpago em 2019, quando ambos viviam tempos difíceis lidando com seus relacionamentos anteriores. Apesar dos rumores, nenhum dos dois confirmou a relação.


Em 2006, quatro anos depois de seu último casamento, Lisa casou-se novamente. Dessa vez, com o guitarrista Michael Lockwood, pai de suas filhas gêmeas, Harper e Finley, nascidas em 2008.


Ela e Lockwood se separaram em 2016, sendo esse seu relacionamento mais duradouro.


Carreira


Lisa Marie iniciou sua carreira aos 35 anos, com o lançamento do álbum 'To Whom It May Concern', lançado pela Capitol Records.


Créditos de imagem: Capitol Records

A crítica foi favorável às composições e aos vocais de Lisa, o que manteve o álbum no Top 5 da Billboard 200, ganhando certificado de ouro dois meses depois.


Dois anos depois, Lisa lançou seu segundo álbum, 'Now What', que alcançou o 9º lugar nas paradas da Billboard 200. Com músicas que falavam inclusive sobre seus relacionamentos, as músicas mantinham o estilo pop rock do disco anterior.


Créditos de imagem: Capitol Records

Um terceiro álbum chegou ao mercado apenas em 2012. Intitulado 'Storm & Grace', o disco foi lançado pela Universal Republic, e trazia mais toques de country e folk.


A Rolling Stone elogiou o álbum, destacando a "coleção crua e poderosa de country, folk e blues que a encontra abraçando suas raízes do sul e nome de família".


Créditos de imagem: Universal Republic

À época, Lisa revelou seu medo de ser comparada ao pai e como isso havia afetado sua relação com a música.


Caridade


Lisa supervisionou a criação e gerenciamento da Elvis Presley Charitable Foundation, organização filantrópica voltada sobretudo à famílias sem-teto, que abriu seu primeiro centro — chamados de "Presley Place" — para moradores em 2001.


O EPCF criou o Elvis Presley um fundo de bolsas para a Universidade de Memphis, visando ajudar os alunos que se especializam em áreas relacionadas à carreira de Elvis: música, cinema, televisão, teatro, etc., bem como trabalha com uma instituição querida por Elvis, a Goodwill Homes, instalação de Memphis que oferece aconselhamento e serviços para crianças vítimas de abuso e suas famílias.


Em 2007, ano que marcava o aniversário de 30 anos de falecimento de seu pai, Lisa lançou uma versão em dueto de 'In the Ghetto', cujos lucros foram revertidos para a fundação.


Falecimento


Priscilla Presley, Austin Butler, Lisa Marie Presley e Baz Luhrmann na 80ª edição do Globo de Ouro | Créditos de imagem: Shutterstock


Aconteceu na última terça-feira (10), a 80° edição do Globo de Ouro, e Lisa foi ao evento com a mãe, Priscilla, prestigiar o ator Austin Butler, indicado como melhor ator em filme de drama justamente por sua interpretação de Elvis Presley em 'Elvis'.


A notícia seguinte que se teve de Lisa foi feita pelo TMZ, informando sua internação em consequência de uma parada cardíaca, o que foi confirmado por Priscilla em publicação no Instagram: "Minha amada filha Lisa Marie foi levada às pressas para o hospital. Ela agora está recebendo os melhores cuidados. Por favor, mantenham-na e nossa família em suas orações. Sentimos orações do muito todo, e pedimos privacidade durante esse tempo".


Pouco depois, para a revista People, Priscilla confirmou o falecimento da filha: "É com coração pesado que eu devo compartilhar essa notícia devastadora que minha linda filha Lisa Marie nos deixou. Ela foi a mulher mais apaixonada, forte e amável que eu já conheci. Pedimos privacidade enquanto tentamos lidar com essa perda profunda. Obrigada pelo amor e pelas orações".







74 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page