top of page
  • Foto do escritorHellica Miranda

O que está vindo das passarelas para o mundo real, passando pelo Pinterest

Considerado um quadro de inspirações, o Pinterest ajuda a ditar e manter modas. Três tendências estão bombando no momento.



Lançado no começo de 2010, o Pinterest é uma rede social de compartilhamento de fotos e vídeos. Funciona, principalmente, como um quadro de inspirações: os usuários podem criar pastas temáticas, adicionar novos "pins" (imagens ou vídeos) públicos ou privados e gerenciar ideias.


Nos últimos tempos, o app se tornou lar das imagens "aesthetic" (que expõem determinadas estéticas e estilos) e das inspirações de moda.


Créditos de imagem: Morph8ne

Com as fashion weeks ainda fresquinhas — a New York Fashion Week, por exemplo, terminou no último dia 15 —, as tendências saíram direto das passarelas para o Pinterest. As mais buscadas, no entanto, são aquelas que envolvem os looks metalizados e brilhantes, alfaiataria e moda dos anos 2000.


Looks metalizados


A fashionista e designer Gilda Ambrosio.

Na New York Fashion Week, a marca coreana Son Jung Wan apresentou na passarela um resumo do que mais se busca no Pinterest nos últimos tempos: looks metalizados e brilhantes.


Fora das passarelas, a tendência também desfilava. A atriz Ellen Pompeo — a irreverente Meredith Grey, de Grey's Anatomy —, a blogueira e fashionista Tina Leung e a stylist Martha Luna brilharam com suas composições.


A atriz Ellen Pompeo aderiu a três tendências diferentes em seu look: peças monocromáticas, peça metalizada e franjas.


Ellen Pompeo | Créditos de imagem: Lee Oliveira

As franjas também foram o grande destaque do look dourado de Tina Leung, que escolheu um vestido todo composto por franjas, do estilista Jason Wu.



A fashionista e blogueira Tina Leung | Créditos de imagem: Arthur Gareev

O dourado foi, sem dúvidas, o destaque das produções, e promete brilhar nas ruas mesmo após o fim do verão.


As peças prateadas, no entanto, também têm seu lugar. Assim como o sobretudo vestido pela stylist venezuelana Martha Luna, o prata deve aparecer em jaquetas e saias.



Os looks metalizados propõem uma visão mais moderna e até futurista, com o peso de uma ou mais peças que transmitem estilo e personalidade. Não dá para passar despercebido.


Outra tendência que segue essa mesma frase é a de peças brilhantes. E não somente em festas ou produções noturnas. O brilho — seja ele através do glitter ou das lantejoulas — pode mudar completamente a mensagem de um look, mesmo que em uma única peça ou de forma delicada.


Aqui vai uma produção da influenciadora Camila Coelho para provar que, com jeitinho e estilo, tudo é possível:


Créditos de imagem: Camila Coelho

Inspirações


Créditos de imagem: Victoria Adamson

Combinar tendências marcantes pode ser uma maneira inteligente de expor seu estilo único. Por que não misturar peças metalizadas e brilhantes em um só look?


Nesse caso, preto e vermelho formam uma combinação atemporal, mas a ideia cai bem em quase qualquer cor que não o vermelho.


Maisa | Créditos de imagem: Instagram (@maisa)

A atriz e influenciadora Maisa, por exemplo, costuma desfilar por aí com looks metalizados, brilhantes e texturizados em diferentes ocasiões, provando que as tendências são adaptáveis às situações.


Uma peça que está bombando é o cropped prateado. | Créditos de imagem: Lojas Renner

Alfaiataria


A atriz Emma Roberts | Créditos de imagem: Instagram (@emmaroberts)

Um estilo que talvez nunca tenha saído de moda, a alfaiataria é clássica e agênero, e vem conquistando até mesmo os mais jovens.


Geralmente marcada pelas cores sóbrias, cortes elegantes e estruturados, alinhados ao corpo e criando silhuetas mais alongadas, a moda agora também segue os retoques pedidos pelas novas gerações, vindo em cores mais chamativas, modelos oversized e até misturando as tendências de brilho.


Créditos de imagem: Isabella Fiorentino

O estilo, que é também uma lembrança de revolução — já que, por muito tempo, mulheres não podiam usar calças. Os ombros marcados dos blazers também reforçam essa ideia de força à mulher.


Créditos de imagem: Daniele Oberrauch


Na Semana de Moda de Milão, por exemplo, a grife italiana Fendi reforçou a tendência da alfaiataria descontruída.



Moda anos 2000 (Y2K)


Créditos de imagem: Colcci

Chamada atualmente de "Y2K" (year 2000, ou "anos 2000", em português), a moda voltou com tudo graças ao TikTok. Por lá, o "excesso de informação" dos looks da época é um sucesso, e peças como as polêmicas calças de cintura baixa — ou superbaixa —, os body chains, conjuntos esportivos e as minissaias plissadas ou em camadas estão em alta.


É também um bom período para a marca Melissa — e semelhantes, como a Zaxy —, já que os sapatos plásticos e o estilo "tamanco" também retornam.


Créditos de imagem: Melissa


Os looks total jeans, que já vêm aparecendo de volta há um bom tempo — e, para alguns, nunca saiu de moda —, também fazem parte dessa estética.


Britney Spears e Justin Timberlake em 2001. Katy Perry em 2022.


Tanto a mistura de tonalidades das peças quanto a combinação monocromática fazem sucesso. O importante é que, mais do que formar um visual que "case", você se sinta confortável ao usá-lo.


Nicole Ocrean | Créditos de imagem: Alex Grace Jones

A primeira dica na hora de seguir as mais novas tendências das passarelas é, sem dúvidas, certificar-se de que combinam com seu estilo e, sobretudo, que não serão peças "descartáveis" no seu armário. A segunda está diretamente relacionada a isso: procure adaptar as tendências às suas condições financeiras e à sua realidade. Uma peça de grife pode ser, para muitos, um supremo objeto de desejo, mas não vale fazer loucuras ou se sentir inferior por não poder bancá-la.


O conselho, aqui, é: procure. Lojas de bairro, brechós físicos e virtuais, lojas de departamento...


A moda é importantíssima para mostrarmos ao mundo quem somos, mas não podemos nos perder nela a ponto de esquecer exatamente esse fato.

46 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page