top of page
  • Foto do escritorRafaela Maciel

Taylor Swift, a personalidade de 2023

Chamada de "heroína da própria história" pela revista americana Time, Taylor Swift foi eleita a pessoa do ano de 2023.



Em um ano em que nomes fortes da música, como Beyoncé e o grupo RBD estiveram em turnê, Taylor Swift se sobressaiu e conquistou o título de pessoa mais relevante do ano de 2023.

Taylor Swift iniciou a "The Eras Tour" no dia 17 de março de 2023, passando pelo Brasil em novembro do mesmo ano. Sua passagem foi breve e muito tumultuada. A loira coleciona 12 Grammys e já foi indicada para o prêmio 40 vezes. Nem a turnê da célebre cantora Beyoncé, que contou com apresentações de dança de sua filha mais velha, Blue Ivy, nem a volta do icônico grupo RBD, tiraram o brilho da cantora de um metro e oitenta.


Taylor antes da fama


A voz de “Love story” e “shake it off” nasceu no dia 13 de dezembro de 1989, sendo a filha mais velha de Scott Swift e Andrea Swift, a futura cantora foi batizada como Taylor Alison Swift, crescendo em uma fazenda na cidade de Reading (Pensilvânia), que a inspirou em sua única música natalina "Christmas Tree Farm", já que a fazenda vendia árvores de Natal.

 

A avó materna, Marjorie Finlay, era cantora de ópera e sempre foi uma fonte de inspiração para a loirinha. Focada no talento musical de sua avó, assim como em seus ídolos — LeAnn Rimes e Faith Hill — Taylor começou a se apresentar em festivais e feiras.  

 

Em sua música "The Best Day", a cantora fala do período em que sofreu bullying de outras crianças por seu gosto por música country e desejo de se tornar profissional. Taylor estava tão focada em seu sonho que convenceu seus pais a levarem a Nashville, conhecida por sua grande concentração de artistas country. Ela parava em cada gravadora e entregava um CD seu, pedindo que entrassem em contato caso surgisse interesse.

 

Aos 12 anos, aprendeu a tocar violão com um rapaz que foi consertar seu computador e aos 13 compôs sua primeira música "Lucky you". Quando completou 14 anos, seus pais perceberam que ela não desistiria de sua carreira, então, buscando apoiar sua filha, a família mudou-se para Hendersonville, um subúrbio da capital da música country. A cantora passava os dias depois da escola na Sony/VGA, sendo co-escritora de composições.


Aos 15 anos, a vencedora de vários Grammys assinou seu primeiro contrato com a gravadora RCA, porém, passado um ano, a gravadora preferiu prolongar seu contrato de desenvolvimento em vez de gravar suas músicas, a adolescente resolveu romper com a RCA.


Começo da carreira


Taylor chamou a atenção de Scott Borchetta, no ano de 2005, enquanto se apresentava no The Bluebird Café. Scott estava abrindo sua gravadora independente, a Big Machine Records, sendo sua primeira grande aposta. Na gravadora, Taylor poderia compor suas próprias músicas.


O primeiro álbum da cantora ganhou o nome da mesma, e seu primeiro single, "Tim McGraw", foi um sucesso, tocando em várias rádios. Sua estreia foi tão grande que vendeu 39 mil cópias em uma semana, chegando em primeiro lugar na Billboard Top Country Albums e em quinto na Billboard 200.

 

Ganhou seu primeiro prêmio Breakthrough Video of the Year no ano de 2007, graças ao clipe de "Tim McGraw", também foi indicada ao seu primeiro grammy na categoria "Best New Artist", mas, na ocasião, Amy Winehouse ganhou.

 

Nos anos de 2007 e 2008, Taylor entrou em turnê abrindo o show de cantores country. Em julho do mesmo ano, a estrela em ascensão assinou autógrafos por 8 horas seguidas durante o festival CMA Music. Com sua carreira cada vez mais corrida, ela não pôde se formar no ensino regular na escola, então concluiu sua formação em casa, estudando pela instituição cristã Academia Aaron.

 

Inspirada por uma paixão que seus pais proibiram, Taylor escreveu o famoso single "Love Story", que foi lançado no dia 12 de setembro, sendo o primeiro single de seu segundo álbum e alcançando o terceiro lugar na Billboard Hot 100 e o primeiro na Billboard de Country. "Love Story" também ganhou o título de single country com o maior número de downloads da história.

 

O ano de 2008 foi muito movimentado para a artista, que gravou um dueto com a banda favorita da sua mãe: Def Leppard, que chegou a render um DVD: "Def Leppard e Taylor Swift". No mesmo ano, seu segundo álbum, "Feelings" estreou, vendendo 600 mil cópias na primeira semana, sendo que a maioria da discografia foi composta ou co-escrita pela cantora.


O absoluto sucesso de "Feelings" rendeu a primeira turnê de Taylor no ano de 2009, visitando estados americanos, Reino Unido, Canadá, Austrália e Japão, finalizando 105 shows em 5 de junho de 2010. A cantora organizou todos os detalhes de sua turnê, desde a decoração até os arranjos musicais. Foi com "Feelings" que a cantora ganhou 4 Grammy Awards e o melhor álbum do ano no ACM Awards.


Foi no ano de 2009 que Taylor foi surpreendida por Kanye West, ao ter seu microfone arrancado de suas mãos, durante seu agradecimento pela premiação de “melhor vídeo feminino”, a alegação de Kanye era que Beyoncé merecia o prêmio. Ele acabou se desculpando depois, mas, a atitude rude marcou sua passagem na premiação da MTV.



No mesmo ano, participou do filme “Idas e vindas do amor” e fez uma rápida ponta no seriado da gigante Disney Channel “Hannah Montana”. O ano de 2010 foi de puro sucesso para a loirinha, sendo que ela ganhou 4 grammys, incluindo a categoria de “Álbum do ano”, passando na frente de Lady Gaga, Black Eyed Peas e novamente, Beyoncé.

 

"Speak Now" estreou em 2010, vendendo mais de 1 milhão de cópias na primeira semana, impressionando por ter sido 100% escrito pela cantora. Músicas como "Dear John", "Mine" e "Back to December" fazem parte do álbum. Entrou no Guinness Books por ser o "álbum digital feminino mais rapidamente vendido por uma artista feminina". Graças ao sucesso de "Speak Now", Taylor saiu em sua segunda turnê, simultaneamente com Bon Jovi, percorreu a Ásia, América do Norte e Oceania.

 

Foi no lançamento de "Red" que a cantora começou a receber críticas por ter abandonado o estilo country e investido no pop. Não se abalando com as críticas, Taylor saiu em sua turnê "Red Tour", passando por diversas cidades e contando com a presença de cantores consagrados como: Ed Sheeran, George Line e Austin Mahone.

 

O álbum "1989", que tinha como um de seus singles "Shake It Off" foi o primeiro álbum exclusivamente pop da cantora. Outros dois hits mundiais foram emplacados: "Blank Space" e "Bad Blood". Para promover seu novo álbum, Taylor saiu na turnê "The 1989 World Tour", que percorreu 4 continentes e teve participação de sua melhor amiga, Selena Gomez, e de outras personalidades como Ed Sheeran, The Weeknd e Justin Timberlake.


Polêmica com Kanye West e Kim Kardashian


Em 2016, a dona do hit "Cruel Summer" se envolveu em mais uma polêmica com Kanye West. Mesmo depois da grosseria cometida por ele em sua premiação, interrompendo seu discurso, Kanye lançou a música "Famous", que dizia, na tradução literal: "Sinto que a Taylor e eu ainda vamos transar, por quê? Fiz aquela puta ser famosa (caramba)", o trabalho extremamente misógino não passou despercebido pela cantora e seus fãs, já que ele diminuia todo o trabalho de Taylor a um episódio em que ele estava errado.


No mesmo ano, Kim Kardashian, que ainda era esposa de Kanye, postou um áudio editado em que Taylor concordava com a música, do qual a cantora se defendeu, informando que nunca aceitou ser chamada daquela maneira pejorativa. Na época, a mídia e o público chamaram a cantora de mentirosa, o que fez com que ela ficasse longe dos holofotes por um tempo.


No entanto, o tempo iria inocentá-la, já que, no ano de 2023, a ligação completa entre Taylor e Kanye vazou, mostrando que ela se sentiu desconfortável com a letra e que não autorizou o uso de sua imagem. A situação pesou para o ex casal, já que mostrava que o áudio tinha sido claramente editado.


Recuperação dos direitos autorais de suas músicas e briga com Scooter Braun

 


Scooter Braun é um empresário conhecido por agenciar estrelas como Demi Lovato, Justin Bieber, Kanye West e Ariana Grande. A desavença entre ele e Taylor é antiga, já que ele fez bullying com a cantora no episódio do prêmio da MTV, quando seu agenciado, Kanye West, interrompeu o discurso da vencedora, Taylor Swift. Ele também apoiou e ajudou no áudio editado em que a cantora pop recusava a participação em "Famous".

 

A situação se agravou quando Scott Borchetta, dono da gravadora Big Machine, responsável por toda a discografia de Taylor, vendeu sua empresa para Scooter Braun, que se tornou dono de todo o passado musical da cantora.


"Tudo que eu consegui pensar foi no bullying incessante e manipulador que eu recebi dele por anos. Como quando Kim Kardashian orquestrou o vazamento de um trecho de uma gravação ilegal e Scooter e dois de seus clientes fizeram bully online comigo. Ou quando seu cliente, Kanye West, organizou um clipe de revenge porn que me coloca de corpo nu. Agora Scooter me despiu de uma vida de trabalhos, que eu não tive a oportunidade de comprar. Essencialmente, meu legado musical está prestes a ficar na mão de alguém que tentou arruiná-lo", Taylor publicou em seu posicionamento.


Após seu posicionamento, grandes nomes como Justin Bieber e Demi Lovato saíram em defesa de Scooter, afirmando que se tratava de uma pessoa boa e que Taylor estava incitando o ódio contra o empresário. No entanto, anos depois, Demi Lovato rompeu seu contrato com Scooter e, no ano de 2023, foi noticiado que Justin Bieber estava tentando de todas as formas encerrar seu contrato e que rompeu relações pessoais com o empresário.


A briga de Taylor com o empresário foi grande: já que ele detinha os direitos, ela estaria impedida de cantar suas próprias canções, muitas delas sendo 100% de autoria da própria. Quando sua equipe se articulou para recuperar os direitos da discografia da cantora, Scooter colocou como condição que ela nunca mais pudesse voltar a criticá-lo. A dona de "Cardigan" não aceitou a exigência. Então, Scooter vendeu todas as canções de Taylor para Shamrock Holdings, que se tornou dona de 100% dos trabalhos da cantora, como músicas, vídeos e clipes. A venda foi muito vantajosa para Scooter, que, além do valor recebido, também ganhava uma porcentagem sobre os lucros das canções.


A Shamrock Holdings tentou uma parceria comercial com a Taylor, mas a intérprete de "August" recusou, já que isso beneficiaria Scooter Braun. A cantora também ficou chateada com o dono de sua antiga gravadora, Scott: "Ele sabia o que estava fazendo, os dois sabiam. Controlando uma mulher que não queria ser associada com eles. De modo perpétuo. Isso quer dizer para sempre". No trecho, ela fala de Scott e Scooter, que se juntaram para tentar controlar e destruir a sua carreira.

 

A equipe da cantora percebeu que seu contrato com a antiga gravadora não impedia que Taylor regravasse suas músicas, se tornando, assim, dona novamente dos hits. Então, desde 2021 Taylor tem estado em uma corrida contra o tempo, regravando todos os seus álbuns, começando por "Fearless (Taylor’s Version)", "Red (Taylor's Version)", "Speak Now (Taylor's Version)" e "1989 (Taylor's Version)", além de lançar, no meio tempo, o inédito "Midnights", dono do hit "Anti-Hero", que conta com o emblemático trecho "It's me, hi! I'm the problem, it's me!" ("Sou eu, oi! Eu sou o problema, sou eu!", em tradução livre).


Relacionamentos


Se os homens não querem que eu escreva músicas ruins sobre eles, eles não deveriam fazer coisas ruins.

— Taylor Swift


A loirinha é famosa por escrever sobre sua vida e não poupa nenhum ex-namorado, escrevendo sobre eles. A regra é clara: se gostaria de uma canção sobre o quão bom você é, então seja realmente bom, porque ela vai escrever exatamente como se sentiu.

 

Alguns namorados de Taylor que são famosos ganharam suas versões musicais na voz da cantora, como:


Joe Jonas



Seu relacionamento com o cantor começou quando a cantora tinha 18 anos. O namoro foi rápido, durando de julho a outubro de 2008, mas acabou de forma dolorosa: com um término pela parte de Joe, em uma ligação de 25 segundos. A ligação deixou a cantora tão indignada, que ela comentou em vários programas sobre e lançou algumas músicas que aparentemente são para o cantor, como: "Forever & Always" e "Last Kiss".

 

No final, depois que a dor do término acabou, Taylor e Joe se tornaram amigos. Quando o cantor se tornou pai, a intérprete de "This Love" enviou um presente para a pequena, que rendeu até uma música mais bem humorada: "Invisible String", em que ela comenta que agora presenteia os filhos dos ex-namorados.

 

Durante o divórcio de Joe com Sophie Turner, a Sansa Stark de Game of Thrones, Taylor Swift foi vista algumas vezes ao lado de Turner, e rumores surgiram de que Taylor havia oferecido seu apartamento para que a estrela de Game of Thrones acompanhasse de perto o processo do divórcio.



Taylor Lautner



O único namorado de Taylor que recebeu uma carta aberta e um pedido de desculpas em formato de música pela cantora. Ambos dividem o mesmo nome e o mesmo carinho um pelo outro. Swift e Lautner se conheceram durante as gravações de "Idas e vinda do amor" em 2009, ambos interpretaram o casal protagonista e acabaram levando o amor fictício para a vida real.

 

No entanto seu relacionamento não foi para frente, em "Back to december", Swift deixa explícito que foi ela quem terminou, pois não estava pronta para a relação e que se arrependia da liberdade conquistada com o fim do namoro, dizendo: "eu volto a dezembro toda hora. Parece que liberdade não é nada além de sentir sua falta, desejando que eu tivesse entendido o que eu tinha quando você era meu".

 

Anos depois, durante a regravação do álbum "Taylor 's Version", os ex-namorados se reencontram e gravam o clipe "I Can See You" juntos, provando que não existe nenhum tipo de conflito entre eles.


Taylor Swift, o ex-namorado Taylor Lautner e sua esposa, também chamada Taylor


John Mayer



"Dear John" é uma das faixas do álbum "Speak Now" que aparentemente foi dedicada ao ex-namorado John Mayer. Os dois namoraram em 2009, quando ela tinha 19 anos e ele, 32. O relacionamento foi rápido, porém intenso. Os 13 anos de diferença entre os dois foram um abismo e a cantora diz em seu single que ela era jovem demais e, por isso, foi pega em joguinhos sórdidos do namorado.

 

John não gostou muito da repercussão da canção e reclamou da cantora. Anos mais tarde, durante o lançamento de "Midnights". Swift lançou a faixa "Would’ve Cold've Should’ve" que aparentemente se trata de uma continuação de "Dear John". Na música, ela diz: "Eu teria ficado de joelhos e com certeza nunca teria dançado com o diabo aos 19 anos. E pra dizer a verdade, a dor foi deliciosa. Agora que eu estou crescida, eu tenho medo de fantasmas, memórias parecem armas. Agora que estou crescida, desejo que você tivesse me deixado apenas imaginando".



Jake Gyllenhaal



Jake Gyllenhaal foi mais um dos namorados rápidos, porém, super intensos de Taylor. Os dois namoraram no começo de outubro de 2010, frequentando a casa dos familiares juntos. Porém, em janeiro de 2011 o ator terminou com a cantora, afirmando que a diferença de idade dos dois era o problema. Ela tinha 20 anos e Jake, 29.

O sofrimento com o rompimento se tornou diversas músicas do álbum "Red" da cantora, entre elas: "We Are Never Ever Getting Back Together" e "All Too Well".


Em 2021, a cantora lançou um curta-metragem da canção "All Too Well", estrelado por Sadie Sink (Max de Stranger Things) e Dylan O'Brien (Stiles de Teen Wolf).




Harry Styles



Entre 2012 e 2013, Harry e Taylor engataram um namoro. Os dois passaram a virada de ano juntos e foram flagrados trocando beijos na Time Square. Na época, Harry fazia parte da One Direction e a aproximação dos dois foi bem vista pelos fãs. Os cantores chegaram a viajar juntos para esquiar durante o inverno.

 

Porém, o relacionamento também chegou ao fim, e entende-se que o término partiu do cantor. Durante o álbum "1989", Taylor lançou diversas músicas que se acredita serem para Harry, entre elas "Style", que já sugere o sobrenome do cantor. Além dela, também se creditam ao relacionamento dos dois "Out Of The Woods", "All You Had to Do Was Stay", " I Wish You Would" e "Wonderland".



Calvin Harris



O relacionamento dos dois durou um ano e acabou com uma acusação de traição. Calvin afirmou que foi traído pela cantora, que lançou a música "High Infidelity". Em um de seus trechos, a música diz: "Alta infidelidade, coloque seus discos e se arrependa de ter me conhecido. Alta infidelidade, eu dobrei muito a cabeça esta noite. Eu estava dançando ao redor, dançando ao redor dela".

 

Durante sua relação, os dois eram vistos curtindo shows e premiações juntos. As acusações de traição apontavam para o ator Tom Hiddleston.

 


Tom Hiddleston



Ela e o ator tiveram um affair rápido, mas que rendeu uma música: "Getaway Car". Os dois se conheceram durante o Met Gala de 2016, mesmo dia em que Taylor conheceu seu futuro namorado Joe Alwyn.

 

Em sua canção, Swift diz que queria deixá-lo e precisava apenas de um motivo, que aparentemente o intérprete de "Loki" deu. Os dois namoraram durante 3 meses, viajando para diversos países e convivendo com a família um do outro.

 

Taylor terminou com o ator quando desconfiou que ele estava com ela pelos motivos errados e engatou em seguida seu romance com Joe Alwyn.



Joe Alwyn



Joe foi seu relacionamento mais duradouro, os dois ficaram juntos por 6 anos, sendo fotografados pela primeira vez tomando café em 2017. Os dois mantinham a relação o mais privada possível, sem aparições públicas, nem fotos em redes sociais.

 

Apesar dos 6 anos de relacionamento e de especulações de um casamento, Joe nunca formalizou um noivado com a cantora. Os fãs chegaram a criar certas expectativa com o lançamento do álbum "Lover" que continha várias faixas românticas e com aspectos de cerimônia.


Mas Joe sempre negava os boatos e dizia que estaria rico se ganhasse uma libra por cada vez que falavam que estava noivo. Ele participou de diversos álbuns da cantora e foi creditado como "William Bowery".


O relacionamento chegou ao fim de maneira amigável, apesar da base de fãs de Taylor acusarem constantemente Joe de não apoiar sua carreira e desejar que ela desistisse dela. Foi em abril de 2023 que o relacionamento chegou ao fim, no mesmo ano Swift lançou a música "You're Losing Me" em que ela dizia: "E eu também não me casaria comigo, uma louca patológica por agradar as pessoas, que só queria que você a notasse", exemplificando que ela também esperava que o relacionamento evoluísse para o matrimônio, coisa que Joe nunca quis.

 


Travis Kelce


 

O jogador Travis Kelce e Taylor Swift têm feito diversas aparições juntos desde 2023, a cantora tem acompanhado regularmente os jogos do namorado e ele chegou a ir à Argentina para acompanhar de perto o show da cantora durante a "The Eras Tour".


Ambos fazem diversas aparições públicas juntos, o que contrasta com seu antigo relacionamento, que costumava ser privado. Apesar disso, Taylor e Travis evitam falar de seu relacionamento, tentando manter a intimidade do casal.



The Eras Tour


A mais recente turnê de Taylor Swift teve passagem pelo Brasil. A cantora se apresentou no Rio de Janeiro e em São Paulo. A turnê já explicava o tamanho que Taylor Swift estava em 2023, sendo que a "The Eras Tour" quebrou o recorde maior bilheteria da história, ultrapassando o valor de 1 bilhão em receita. A turnê começou em março de 2023, com previsão de término em dezembro de 2024, fez uma pequena pausa no final do ano passado.

 

A "The Eras Tour" teve sua passagem pelo Brasil em novembro, sendo 6 shows divididos entre Rio de Janeiro e São Paulo. "Trazer uma turnê para o Brasil é algo que sonho há anos, e os fãs simplesmente superaram todas as minhas expectativas", comentou a cantora. Os shows no Brasil foram o encerramento da "The Eras Tour em 2023", que tem data prevista para o retorno em 7 de fevereiro de 2024 no Japão. A turnê já completou 151 shows.


Para ser recebida, os fãs brasileiros se mobilizaram para o Cristo Redentor ser vestido com uma camiseta que dizia "Seja bem-vinda ao Brasil" com o nome de todos os estados brasileiros. A homenagem foi proposta pelo padre Omar, que é reitor do santuário Cristo Redentor, ele desafiou os fãs a arrecadarem mais de 20 mil kits de panetone e água mineral e em troca, a homenagem à cantora pop seria feita.



Durante suas apresentações no Rio de Janeiro nos dias 17, 19 e 20 de novembro, os fãs enfrentaram um calor de mais de 40º graus nas filas gigantescas do evento, além de serem proibidos de entrarem com água ou alimentos no show.

 

Ana Benevides, fã da cantora, faleceu no primeiro dia de apresentação pelo calor excessivo. Dentro do evento  a temperatura chegou a inacreditáveis 60º graus. A espera no sol na fila, sem a possibilidade de levar água ou alimentos, levou o corpo de Ana à exaustão. A jovem tinha apenas 23 anos e, mesmo sendo socorrida após um desmaio no Estádio do Engenhão, não resistiu e morreu no hospital.


Ana Benevides

Além de Ana, outros fãs desmaiaram de calor, o estádio virou uma panela de pressão com o calor. Durante o show, é possível ver a cantora preocupada com a situação dos fãs, pedindo para sua produção entregar água para o público e ela mesma jogando água para as pessoas mais próximas do palco.

 

Com a morte de Ana, o show foi adiado para um dia depois e a organização do evento passou a distribuir água para todos os fãs nos demais shows. Em São Paulo, o problema enfrentado foi a forte chuva, que dificultava o acesso do público.

 

Fechando o ano de 2023 com sua turnê quebrando recordes, Taylor é aclamada a personalidade do ano.

 



7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page